This blog is published chronologically. Go straight to the most recent post.

Fondue de Queijo Suiço

semi-overcast 5 °C
Visualizar Europa 2010 no mapa de viagens de guilherme.

Acordamos cedo para pegar o onibus ate a Estaçao de Trem. Chegamos no ponto exatamente 7:30. O onibus havia partido a menos de 1 minuto. Aproveitamos para voltar ate o hostel e tirar mais algumas fotos perto do lago. Saimos de Iseltwald as 8:29, depois pegamos o trem com destino a Lucerna.

Passamos por lindas paisagens e vilarejos. Vontade de descer do trem e esquecer do mundo. Desejo de passar mais algum tempo por aqui...

Europa_009.jpg5Europa_018.jpg3Europa_026.jpgEuropa_030.jpg7Europa_032.jpg4Europa_034.jpgEuropa_037.jpgEuropa_039.jpg

Em Lucerna encontramos o melhor ponto de informaçao turistica da viagem. Conseguimos agendar um Hotel e saber tudo a respeito da cidade e dos tours. Exploramos a cidade, entramos no Alpen Panorama, subimos e descemos escadas, passamos pelo outro lado da muralha que corta a cidade e apreciamos o lago.

0Europa_056.jpgEuropa_057.jpg4Europa_058.jpg9Europa_062.jpgEuropa_064.jpg2Europa_065.jpg2Europa_066.jpg3Europa_077.jpg5Europa_079.jpg2Europa_090.jpg5Europa_093.jpg3Europa_096.jpg46Europa_100.jpg1Europa_102.jpg6Europa_106.jpg1Europa_115.jpg6Europa_124.jpg55Europa_126.jpg

Para finalizar, jantamos no Fondue House, degustando o verdadeiro fondue de queijo suiço, temperado com ervas das montanhas. Realmente delicioso!

Europa_133.jpgEuropa_137.jpg7Europa_139.jpgEuropa_141.jpg5Europa_143.jpgEuropa_145.jpg

PS: Foi o primeiro dia em que tomamos cafe, almoçamos e jantamos!

Publicado por guilherme 22:53 Arquivado em Suíça Tagged backpacking Comentários (1)

As Viagens

sunny 3 °C
Visualizar Europa 2010 no mapa de viagens de guilherme.

Hoje pela manha iniciamos o passeio que no verao é chamado de Wilhelm Tell Express (Guilherme Tell Express) que consiste em um passeio de barco mais um trem panoramico. No inverno, com o passe Suiço, pudemos fazer o passeio da mesma forma, mas sem pagar quase nada!

Pegamos entao o barco em Lucerna com destino a Flüelen. Mesmo com o ceu entre nuvens pudemos apreciar a beleza da cor das aguas do lago de Lucerna. Um azul esverdeado jamais visto. Passamos por varias cidadezinhas e tiramos muitas fotos ate chegarmos ao destino final.

9Europa_003.jpg4Europa_004.jpgEuropa_012.jpg4Europa_013.jpg8Europa_014.jpgEuropa_016.jpgEuropa_021.jpgEuropa_024.jpgEuropa_028.jpg5Europa_039.jpgEuropa_045.jpgEuropa_051.jpg6Europa_054.jpg0Europa_063.jpg6Europa_067.jpg5Europa_068.jpgEuropa_076.jpg3Europa_085.jpgEuropa_089.jpg6Europa_090.jpg5Europa_097.jpg4Europa_100.jpgEuropa_112.jpgEuropa_114.jpg5Europa_117.jpg1Europa_126.jpg3Europa_132.jpg

De la pegamos o trem panoramico ate Bellinzona, na regiao de Ticino (regiao italiana da Suiça). Mais paisagens exuberantes, rios, pontes, montanhas e campos cobertos de neve - desta vez apreciados a bordo da primeira classe. Passamos para a parte italiana do pais, mais uma face da Suiça. Em Bellinzona pegamos outro trem com destino a Lugano e, de la, mais um trem com direcao a Milano, na Italia, dizendo “Ate logo” a Suiça, com vontade de ficar mais uns dias por la.

A viagem para a Italia nao foi tao agradavel assim e mostrou a diferença em relacao ao transporte na Suiça. O trem atrasou e o trajeto durou mais do que o esperado. Saimos correndo junto com varias outras pessoas, porem o trem rumo a Veneza ja havia partido. Entramos correndo em um outro, que estava parado, mas so partiu minutos mais tarde; O trem nao era tao confortavel, estava cheio, pessoas ao redor discutindo, o trajeto durou bem mais do que o esperado... – onde estava Veneza ? - foi a viagem mais demorada e cansativa ate agora.
De Veneza ainda tivemos que pegar outro trem ate Treviso. Em Treviso, no escuro, caminhamos muito ate encontrar o Hostel, Villa Angelina, que fica em um lugar pouquissimo visivel. Nao havia nenhum taxi na Estaçao esta hora da noite... Voce ja ouviu falar em uma rua que se divide em 3 ruazinhas mas mantem o nome? Complicado explicar aqui, mas foi extremamente estranho...

Felizmente o dono do Hostel nos aguardava, fomos super bem recepcionados e agora, depois de tomar um gostoso banho de agua quente, so queremos dormir, para que amanha possamos aproveitar o dia em Veneza.

PS: Sempre leve um mapa da Estaçao ate o local onde ficara hospedado. Ele certamente sera muito util.

Publicado por guilherme 23:23 Arquivado em Suíça Tagged backpacking Comentários (1)

Pelos Labirintos de Veneza

semi-overcast 4 °C
Visualizar Europa 2010 no mapa de viagens de guilherme.

Iniciamos o dia com um excelente cafe da manha na Vila Angelina (incluido na diaria!). Neste dia nublado e com neblina, pegamos o trem para Veneza.

O mapa nao adiantou muito pois voce acaba se perdendo do mesmo jeito. A destino da Piazza de San Marco, uma flecha apontando para a direita e outra para esquerda, qual o melhor caminho a seguir? Opçoes a barco nao faltavam, mas preferimos começar percorrendo a cidade a pé. Pontes, canais, becos sem saida e com saida para pequenas praças espalhadas pela cidade. Igrejas, restaurantes, paninis, gelatos, gondolas...

1Europa_009.jpgEuropa_011.jpg4Europa_012.jpg04Europa_013.jpg4Europa_014.jpg0Europa_019.jpg0Europa_026.jpg

O gelato é realmente muito bom, o chocolate quente tambem. Diversas lojinhas com varias opçoes de lembranças da cidade, alem de mascaras tipicas do carnaval de Veneza – que foi ha uma semana atras. Entre as ruazinhas um lugar especializado com todo tipo de mascara e preços: de plastico a papel mache, coloridas ou de uma so cor, para cobrir o rosto inteiro ou apenas metade. Nao resistimos. Tivemos que levar uma linda mascara como lembrança da cidade.

8Europa_029.jpg4Europa_030.jpgEuropa_033.jpgEuropa_044.jpg0Europa_047.jpgEuropa_048.jpg4Europa_051.jpg

Uma pausa para um almoço verdadeiramente italiano: uma taça de vinho tinto, uma pizza raio de sol e um spaghetti a pomodori.

Depois de andar mais um pouco chegamos a Piazza de San Marco, em frente a catedral do mesmo nome, principal ponto turistico da cidade. Subimos e descemos os degraus da catedral para acesso ao segundo piso, mas nao chegamos a ir ate ele.

Museu de musica com entrada gratuita, e tocando um CD Ave Maria, com alguns sonetos de Vivaldi. notas se espalhavam, envolvendo a amosfera com um ar notadamente italiano. Atmosfera esta, que parecia estar meio perdida no resto da cidade, com varios monumentos em reforma. O passeio de gondola – previsto no inicio da viagem – nao parecia tao romantico assim e foi deixado para uma proxima oportunidade.

Europa_070.jpg5Europa_092.jpg4Europa_096.jpg2Europa_097.jpg94Europa_100.jpgEuropa_107.jpgEuropa_110.jpg

A nevoa que cobria Veneza pela manha deu lugar a um ceu mais azulado, e a um Sol meio timido, que deixou a cor do mar ainda mais bonita. Nao podiamos voltar sem pegarmos o principal meio de transporte da cidade: o Vaporetto. Fomos com ele ate a Piazza de Roma. Da estaçao cogitamos em passar por outras cidades do Vale do Veneto, mas devido aos horarios do proximo trem, optamos por voltar para Treviso.

PS: Paramos em todas as bancas para perguntar a respeito de uma revista que “si chiama Vroom” (a pedidos) porem ninguem sabia do paradeiro da mesma...

PPS: Compramos a agua mais barata da viagem: 0,29 euros, 1,5 litros no supermercatto de Treviso.

PPPS: Ainda sem internet para atualizarmos o blog e enviarmos noiticias...

Publicado por guilherme 0:00 Arquivado em Itália Tagged backpacking Comentários (0)

As Viagens (2)

overcast 7 °C
Visualizar Europa 2010 no mapa de viagens de guilherme.

Continuando nossa viagem pela Italia, saimos de Treviso para Veneza e de la pegamos um “Treno Espresso” ate Milano novamente. Dessa vez a viagem foi agradavel, o trem nao atrasou e chegou pontualmente na estaçao.

Mas, como pegar 2 trens é pouco, pegamos mais um trem para Genova. Perto de Genova ha o Parco Nazionale Delle Cinque Terre, que queriamos visitar. Esta viagem acabou sendo como as outras na Italia: trem atrasado, demora em cada estacao em que parava e etc. Mesmo reservando assentos, acabamos ficando um de frente para o outro em uma cabine com 6 pessoas.

E, quando chegamos em Genova, a duvida: sera que descemos? Descobrimos que o trem ia ate La Spezia, cidade mais proxima do Parque. Decidimos nao descer, e por quase duas horas ficamos no maior suspense, esperando que alguem fosse na nossa cabine pegar o nosso lugar (pois o nosso bilhete e a reserva eram apenas ate Genova). Felizmente nao houve nenhum problema e conseguimos chegar em La Spezia. Porem, mais uma vez, ficamos o dia inteiro viajando.

A cidade, pelo pouco que vimos, nao foi pareceu muito convidativa ou particularmente bonita. Fomos correndo procurar um lugar para ficar e deixar as malas. Agora, apos um jantar no Mc Donald’s, vamos descansar e nos preparar para explorar o parque Cinque Terre amanha.

PS: com uma media de 200 fotos por dia, hoje conseguimos tirar apenas 8. Isso mesmo: 8. Mas amanha compensaremos pelas fotos que nao tiramos hoje...

Publicado por guilherme 0:20 Arquivado em Itália Tagged backpacking Comentários (1)

Longa Trilha, Longo Dia

sunny 3 °C
Visualizar Europa 2010 no mapa de viagens de guilherme.

Hoje o nosso objetivo foi explorar o Parco Nazionale Delle Cinque Terre. O parque e uma area preservada onde existem 5 vilas contornando uma parte do litoral da Italia, com uma vista inesquecivel para o mar. Ha varias trilhas, mas a que queriamos fazer passa por todas as cidades, contornando a costa (com aproximadamente 12km de extensao).

Saimos de La Spezia (com as nossas malas) para a primeira cidade, Riomaggiore. O tempo estava nublado e com um pouco de chuva. Mesmo assim, deixamos as malas no armario fornecido pelo parque (que por sinal bem mal estruturado) e saimos pela primeira parte da trilha, em direcao a Manarola, chamada Via Dell’Amore.

A trilha e bem bonita e mesmo com o tempo nublado conseguimos perceber que a vista e mesmo maravilhosa. Apos algum tempo chegamos na segunda cidade, Manarola.

5Europa_008.jpgEuropa_022.jpg2Europa_030.jpg4Europa_037.jpg6Europa_042.jpg0Europa_045.jpg7Europa_051.jpg3Europa_058.jpgEuropa_061.jpg8Europa_070.jpg3Europa_091.jpg

A partir de Manarola continuamos para Corniglia. Cada parte da trilha tinha suas peculiaridades, cada cidade parecida mas ao mesmo tempo com suas diferenças em relacao as outras. O tempo continuava fechado. Chegando em Corniglia, pegamos uma subida de 382 degraus.

4Europa_093.jpg1Europa_096.jpg5Europa_108.jpg8Europa_113.jpg6Europa_121.jpgEuropa_123.jpgEuropa_125.jpgEuropa_127.jpgEuropa_130.jpg0Europa_135.jpg9Europa_138.jpgEuropa_144.jpg9Europa_147.jpgEuropa_155.jpg0Europa_161.jpg2Europa_165.jpgEuropa_172.jpgEuropa_178.jpgEuropa_179.jpgEuropa_180.jpgEuropa_188.jpgEuropa_196.jpg

A partir de Corniglia, o caminho teoricamente estava fechado. Mas nao encontramos nada realmente bloqueado e continuamos. O tempo comecou a abrir. O caminho ate Vernazza foi bem mais dificil e mais longo, mas valeu a pena. Apos mais de uma hora de trilha chegamos na cidade e almocamos (fomos muito bem atendidos pelos moradores).

7Europa_199.jpg7Europa_203.jpgEuropa_206.jpgEuropa_211.jpgEuropa_214.jpgEuropa_220.jpg1Europa_232.jpgEuropa_233.jpg8Europa_250.jpg1Europa_256.jpgEuropa_280.jpg7Europa_283.jpgEuropa_284.jpgEuropa_294.jpgEuropa_307.jpgEuropa_319.jpg9Europa_321.jpg8Europa_323.jpgEuropa_329.jpgEuropa_335.jpg9Europa_337.jpg

Apos uma longa pausa seguimos caminho para a ultima cidade, Monterosso. Depois de uma longa subida, muitos trechos extremamente estreitos (e sem protecao) e muitas fotos, chegamos. A cidade nos surpreendeu pela sua beleza e parece que foi recentemente revitalizada. Uma calçada beira-mar com cafes e banquinhos para a apreciar a vista nos convidava a passar o resto do dia la. Apos aproveitar um pouco o clima da cidade, tivemos que voltar pois ja era quase 18h e anda precisavamos pegar nossas malas.

Europa_342.jpgEuropa_344.jpgEuropa_353.jpgEuropa_357.jpgEuropa_370.jpgEuropa_373.jpgEuropa_377.jpgEuropa_381.jpgEuropa_398.jpgEuropa_399.jpgEuropa_404.jpgEuropa_409.jpgEuropa_419.jpgEuropa_432.jpgEuropa_435.jpgEuropa_443.jpgEuropa_447.jpgEuropa_458.jpgEuropa_466.jpgEuropa_470.jpgEuropa_475.jpgEuropa_483.jpg

Pegamos o trem de volta mas ele nao parou em Riomaggiore, onde deixamos as malas. Chegamos em La Spzia e mais uma vez pegamos outro trem, desta vez, que parando em Riomaggiore. Chegamos la quase 19h, horario de fechamento do deposito de bagagem. Na estaçao encontramos um simpatico casal de canadenses, que voltava a um passeio a Europa depois de 25 anos.

Mas o dia ainda estava longe de acabar: nao tinhamos lugar para dormir e precisavamos tomar alguma decisao. Como precisavamos voltar para a França (e de la ir para Amsterdam) resolvemos voltar para Genova e ver quais trens poderiamos pegar.

Em Genova percebemos no que nos metemos . A bilheteria da estacao havia acabado de fechar. Sem nenhuma reserva, tivemos que escolher algum trem que nao precisasse de uma. As escolhas eram poucas e enfi m pegamos um trem para uma cidade chamada Vintimiglia, na fronteira entre a Italia e a França. La iamos passar a noite e pegar um trem para Nice no dia seguinte.

Porem (e sempre ha um porem), chegando quase 2h da manha na cidade, ficou dificil achar um lugar para ficar. Normalmente as cidades tem varios hoteis perto da estacao, que sao muito uteis neste tipo de ocasiao. Mas nao Vintimiglia. Andamos pela cidade com as malas e achamos apenas 1 hotel. Isso mesmo: 1 hotel (nem era tao perto da estacao) e estava lotado.

Nao nos restou alternativa senao aguardar, na estacao, no maior frio, o trem das 5h38 para Nice. Ate a sala de espera e os banheiros estavam fechados (abrindo as 6h30 e 5h00, respectivamente). Apos uma madrugada sem dormir, pegamos o trem e por pouco nao perdemos a estacao de Nice. Agora pegamos um hotel do lado da estacao (para garantir) para descansar e poder explorar a Côte d’Azur .

Publicado por guilherme 21:42 Arquivado em Itália Tagged backpacking Comentários (1)

(Textos 11 - 15 de 25) « Página 1 2 [3] 4 5 »