This blog is published chronologically. Go straight to the most recent post.

Da Holanda para a Bélgica

sunny 3 °C
Visualizar Europa 2010 no mapa de viagens de guilherme.

Mais umas volta pelas ruas de Amsterdam e uma passada rapida no famoso Red Light District. Alugar uma bicicleta e dar uma volta pelas ruas e pelos parques ou dar uma passadinha rapida em Delft? Ficamos com a segunda opçao.
No caminho moinhos e lindas fazendas holandesas. Sera que durante o verao ha tulipas espalhadas pelo caminho? Por pouco nao passamos da Estaçao. Pulamos do trem - literalmente - um milesimo de segundo antes dele fechar as portas. Parece cena de filme. Vontade de ter tirado uma foto no momento do salto.

IMG_5780.jpgIMG_5782.jpgIMG_5783.jpgIMG_5785.jpgIMG_5790.jpgIMG_5793.jpg

Fizemos uma excelente escolha. Delft possui uma atmosfera muito agradavel, tipica de cidades menores, parece miniatura de Amsterdam com suas pontes e canais espalhadas pelo caminho. Mal descemos na Estaçao e ja havia um grupo musical tocando musicas tipicas holandesas. O som da melodia estava presente em varios pontos da cidades, com outras pessoas tocando pelo caminho. Duas feiras no centro da cidade, igrejas, moinho de vento e as famosas construçoes tipicas, caracterizando o local. No caminho de volta varias trilhas de bicicleta espalhadas pelo caminho. Pretendemos fazer uma pelas ruas de Bruges amanha.

IMG_5799.jpgIMG_5801.jpgIMG_5804.jpgIMG_5806.jpgIMG_5816.jpgIMG_5818.jpgIMG_5819.jpgIMG_5826.jpgIMG_5840.jpgIMG_5846.jpgIMG_5851.jpgIMG_5854.jpgIMG_5857.jpg

Voltamos a Amsterdam e de la fomos ate Antwerp, onde pegamos outro trem ate Bruges. O trajeto durou mais tempo do que o previsto, aproximadamente 5 horas, fazendo com que chegassemos a cidade a noite. Os ônibus ate o Hostel nao passavam mais neste horario, porem tivemos a sorte de encontrar um “oficial” da rede de transporte da cidade que acabou dando carona a nos e tambem a um grupo de americanos ate la.

Nosso quarto recebeu um “upgrade” e mesmo pagando pelo hostel, ficamos ao lado no Hotel. A empolgaçao inicial foi logo sanada quando percebemos que no suposto banheiro do quarto havia apena uma pia, o banheiro ficava no corredor – sendo coletivo – e o chuveiro apenas no hostel, predio ao lado. Tirando este pequeno contratempo o hostel e otimo e junto a ele esta acoplado tambem um bar, um restaurante no estilo medieval e bicicletas para aluguel.

Amanhã pretendemos alugar uma bicicleta e explorar um pouco a região.

Publicado por guilherme 21:38 Arquivado em Bélgica Tagged backpacking Comentários (0)

Qual percurso? O mais longo, é claro!

overcast 5 °C
Visualizar Europa 2010 no mapa de viagens de guilherme.

Alugamos duas bikes, pegamos o mapa com algumas trilhas e roteiros sugeridos e decidimos explorar a cidade e os arredores sobre duas rodas. Entre as varias opções, escolhemos aquela com destino a praia e, por coincidencia, a mais longa: uma trilha de 40 km no total ("claro, só um pouco mais do que já fazemos normalmente!").

Depois de dar algumas voltas, descobrimos que o percurso estava marcado com placas verdes espalhadas pelo caminho. O ponto inicial era o portal medieval, de onde saimos para explorar os arredores.
Saimos da zona urbana, passamos por moinhos, contornamos o rio.

“Onde estao as plaquinhas verdes?”
“Acho que deveriamos ter pego o outro lado da margem...”

Voltamos ate a ponte, pegando a primeira subida do percurso. De la entramos na zona rural da cidade, plantaçoes, criaçoes, fazendas belgas; Na primeira pausa para alongar foi que percebi que a bicicleta tinha marchas. Mesmo assim creio que meu preparo fisico nao estava tao bom quanto pensava.

Pedalar contra o vento nem sempre e uma tarefa facil. Mais trilhas, mais paisagens, uma vila aqui, outra ali, cruzando fronteiras entre Bruges e cidades vizinhas. O vento do mar do Norte realmente impedia o nosso progresso e tornou o trajeto bem mais difícil. Além disso, o vento estava congelante, por isso não podiamos parar por muito tempo para descansar.

IMG_5946.jpgIMG_5952.jpgIMG_5953.jpgIMG_5959.jpgIMG_5961.jpgIMG_5963.jpgIMG_5968.jpgIMG_5975.jpgIMG_5986.jpgIMG_5994.jpgIMG_6002.jpg

Depois de muito pedalar, finalmente chegamos ao ponto no mapa onde teoricamente veriamos a praia, porem onde ela estava? Saimos da nossa rota para pedalar um pouco mais a destino do mar. Umas embarcaçoes vistas de longe eram um bom sinal. Entramos na cidade de Blankenberge.... e fomos ate a praia.

Ceu cinza, mar cinza, areia voando para todos os lados e muito, muito frio. Paramos para pegar um waffle na beira da praia e quase congelamos. Vamos voltar!

IMG_6018.jpgIMG_6022.jpgIMG_6023.jpgIMG_6032.jpgIMG_6039.jpgIMG_6050.jpgIMG_6060.jpgIMG_6070.jpg

No caminho de volta outro percurso, alguns lugares sem sinalizaçao que fizeram com que tivessemos que voltar alguns percursos. Trilhas lindas. Vilarejos mais bonitos ainda. Mas muito frio e muito cansaço. Após quase 50km e mais de 7 horas depois, chegamos de volta com as luzes da bicicleta acesa, pois ja era noite na cidade.

Para terminar o dia, um delicioso jantar no restaurante medieval do Hostel com direito a sopa do dia, croquete de queijo e pizza. Resta a vontade de fazer as outras trilhas – de preferencia as menores, e nao agora...

Publicado por guilherme 21:51 Arquivado em Bélgica Tagged backpacking Comentários (0)

As Quatro Estações

sunny 1 °C
Visualizar Europa 2010 no mapa de viagens de guilherme.

Apos tomarmos cafe e deixarmos as malas ja arrumadas no Hostel, fomos explorar o centro de Bruges. Mal começamos a andar por entre as ruas e os predios medievais para sentirmos por que esta cidade é considerada a “perola da Belgica”.

Construçoes antigas e medievais, mas muito bem conservadas, canais, pontes, a famosa torre, no centro da cidade e da praça principal, musica tipica, sendo tocada em varios pontos, passeios de barco e de carroagem, tudo trazendo a tona uma atmosfera especial e acolhedora. Nao poderiamos sair sem antes provar o famoso chocolate belga, waffle e a batatinha frita no cone.

IMG_6096.jpgIMG_6100.jpgIMG_6102.jpgIMG_6108.jpgIMG_6118.jpgIMG_6142.jpg

De la partimos para Bruxelas, a capital da Belgica, na esperança de encontrarmos um local para passar a noite – com chuveiro no quarto, por favor – e tambem uma maneira de chegarmos em Lille antes das 9h da manha (de onde pegaremos um trem para Paris). Um trem saindo saindo as 6h20 da manha, um Hotel Ibis ao lado da Estaçao de Brussels Midi. “Vous avez une reservation?” “Non...” Mesmo assim encontramos um quarto. Melhor, impossivel. Antes de escurecer fomos ate o centro da cidade. Igreja de Saint Michel, praça central com belissimas contruçoes com detalhes em ouro, que reluziam no entardecer do dia.

IMG_6144.jpgIMG_6145.jpgIMG_6146.jpgIMG_6161.jpgIMG_6165.jpgIMG_6175.jpgIMG_6176.jpgIMG_6179.jpg

Para terminar a noite com chave de ouro fomos assistir a um concerto da orquestra filarmonica de Hamburgo, na catedral de Saint Michel. As Quatro Estaçoes de Vivaldi, alem de outras obras, apreciadas de dentro da catedral da Belgica.

Publicado por guilherme 22:10 Arquivado em Bélgica Tagged backpacking Comentários (0)

Paris Je t'Aime

2 °C

Acordamos de madrugada para pegar o trem com destino a Tournai. Um pouco antes de chegar a Estaçao o Sol começava a aparecer pelos campos da Belgica. De la fomos ate Lille, para entao pegar o trem para Paris.

IMG_6205.jpgIMG_6218.jpgIMG_6221.jpgIMG_6239.jpgIMG_6242.jpgIMG_6244.jpg

Da Gare du Nord, decidimos conhecer mais alguns pontos turisticos da cidade. Passamos pelo Jardim de Luxemburgo onde varias pessoas aproveitavam para relaxar e se exercitar na manha fria e ensolarada de domingo.

Apos sentir a energia do local fomos rumo ao Pantheon, onde, para nossa surpresa e alegria, conseguimos entrar gratuitamente por ser o primeiro domingo do mes. A beleza da arquitetura e realmente impressionante. O pendulo de Focault, anteriormente apenas visto nas aulas de fisica fica muito mais interessante ao vivo.

Na procura por outra estaçao de metro acabamos conhecendo mais alguns pontos e construçoes interessantes aue fizeram com que as pilhas da nossa maquina fotografica acabasse. A tentativa por aproveitar o restinho da liquidaçao de inverno na Galeria Laffayete foi em vão por ser domingo e ela estar fechada. Mas a ida ate la acabou nos proporcionando uma almoço em um dos tipicos cafes parisienses. Devido a problemas com a maquina de passar cartao de credito, deixamos la nossos ultimos euros, contados exatamente para durarem ate o final de viagem.

Pegamos o vôo, com algum tempo de atraso do aeroporto de Orly para Lisboa. Um por do Sol lindo apreciado de dentro do aeroporto e a visao noturna das luzes da cidades, vistas ja em voo, sobre o ceu de Paris. Agora finalmente pegamos o vôo de Lisboa a Guarulhos, voltando ao Brasil.

IMG_6341.jpgIMG_6343.jpgIMG_6351.jpgIMG_6352.jpgIMG_6369.jpgIMG_6370.jpg

Nestes 21 dias conseguimos conhecer um pouco das belezas da Europa. Com certeza voltaremos! Agradecemos a todos que acompanharam esta viagem marcante em nossas vidas.

Números da viagem:

Dias: 21
Países Visitados: 6 (contando Mônaco)
Cidades Visitadas: 26
Viagens de Trem (contando conexões): 38
Viagens de barco ou navio: 1
Refeições “puladas”: perdemos a conta!

Publicado por guilherme 22:35 Arquivado em França Tagged backpacking Comentários (0)

Um Fim, Um Começo

Fim desta viagem.
Começo de tantas outras.
Desta restam as fotos, as boas e divertidas lembranças
As pegadas na neve e em tantos outros caminhos
Resta tambem a grandeza do nosso amor
Que cresce e se renova a cada dia,
Fomos namorados, voltamos noivos,
Eternos apaixonados
Companheiros de viagem,
Em qualquer jornada.

Publicado por guilherme 22:35 Comentários (1)